Jogos de salão

Aqui se enfrentam as feras de futebol totó, tênis de mesa, biriba, dama, dominó, xadrez e sinuca.

CONFIRA ABAIXO OS INSCRITOS EM CADA JOGO DE SALÃO E OS RESPECTIVOS REGULAMENTOS

BIRIBA

Clique aqui e veja a lista de participantes.

Regulamento

BIRIBA

CAPÍTULO I

DA FORMA DE DISPUTA

Art. 1º -   O torneio será disputado pelo sistema de Eliminatório Simples, com partidas únicas de 2.000 (dois mil) pontos. Serão formadas chaves de acordo com o número de duplas inscritas e que se apresentem no local da competição até 15 minutos após o horário designado para o início dos jogos.

Art. 2º -   Serão classificadas para as semifinais as duas duplas que obtiverem o maior número de pontos nos respectivos grupos

§ 1º - Nas semifinais, haverá os confrontos do primeiro colocado de um grupo contra o segundo colocado do outro.

§ 2º - Em caso de empate, o critério será o seguinte:
•   Confronto direto;
•    Partida extra;
•    Sorteio.

Art. 3º -   A final será disputada pelas duplas vencedoras das semifinais. O terceiro lugar será disputado pelas duplas perdedoras da Semi-Final.

CAPÍTULO II

DAS NORMAS

Art. 4º -   O jogo é composto de 02 (duas) duplas, 02 (dois) baralhos, sendo 11 (onze) cartas para cada participante, 02 (dois)  mortos de 11 (onze) cartas, podendo ser pego apenas um para cada dupla, mesmo sem canastra;

Art. 5º -   Só poderá bater, a dupla que tiver canastra limpa e tiver pegado o morto. A batida vale 100 (cem) pontos. Cada equipe só pode pegar um morto; quem não pegar o morto paga 100 (cem) pontos;

Art. 6º -   A partida será de 2.000 (dois mil) pontos, sendo que, após 1000 (mil) pontos, a dupla fica vulnerável, só podendo baixar o jogo com o mínimo de 9 (nove) cartas, subindo para 12 (doze), no caso de erro ou engano.

Art. 7º -   Não é permitido fazer trinca, e o melé só tem valor sendo do mesmo naipe, inclusive para fins de saída. Na hora de pegar o bagaço, ele passa a ter o valor propriamente dito da carta, no caso, dois. Só pode pegar o bagaço, justificando.

Art. 8º -   Canastra com melé fora da seqüência vale 100 pontos; canastra limpa vale 200 pontos; canastra de às a rei vale 500 pontos; canastra de ás a ás vale 1000 pontos.

Art. 9º -   No caso de empate após 3.000 (três mil) pontos, terá que jogar outra partida, sendo vencedora a dupla que obtiver o maior número de pontos.

Art. 10 -   Quando o jogador colocar qualquer carta na mesa não poderá retorná-la para a mão, a menos que não tenha condições de encaixá-la. Tendo mais de uma seqüência, o próprio jogador terá de escolher em qual seqüência vai colocar a carta.

Art. 11 -   As pessoas participantes do campeonato terão que respeitar os horários previamente estabelecidos pela comissão organizadora e devidamente aprovados pelos interessados, cujos faltantes serão penalizados com a perda de pontos, tendo um prazo de tolerância de 15 (quinze) minutos de espera. Quem ficar falando ou dando palpite ao parceiro poderá ser penalizado com perda de pontos. A punição será determinada pela comissão.

Art. 12 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Central.

DAMA

Clique aqui para ver a lista de participantes.

Regulamento

Art. 1º – O tabuleiro de jogo é de 64 (sessenta e quatro) casas e deve ser colocado de modo que a casa angular preta (escura) fique à esquerda de cada jogador.

Art. 2º – Na posição inicial, as peças de cada jogador devem ser colocadas sobre as casas pretas das 03 (três) primeiras filas horizontais.

Art. 3º – A partida é iniciada por um lance do condutor das peças brancas.

Art. 4º – Salvo o caso de captura, a peça se desloca somente para frente, em diagonal e para a primeira casa, se esta estiver vaga, ou seja, a peça se movimenta para frente de casa em casa, uma de cada vez.

Art. 5º – Se houver na casa contígua, à frente ou atrás de uma peça adversária e, estando vaga a casa imediata, a peça do jogador captura a oponente saltando sobre esta e passando a ocupar a casa imediata; se após o salto, a situação se repetir, a peça do jogador continuará capturando no mesmo lance. Esta tomada “em cadeia” poderá abranger diversas peças a capturar.

Art. 6º – A peça que toma “em cadeia” poderá passar mais de uma vez pela casa vaga, mas poderá saltar 01 (uma) única vez sobre a peça inimiga.

Art. 7º – A peça que atingir a oitava fila (primeira do adversário) e parar nela, seja por movimento simples, seja por captura, será promovida a DAMA.

§ 1º – A peça que fizer a tomada “em cadeia”, passando pela oitava fila, porém, não parando nela, não será promovida a DAMA.

 § 2º -A DAMA pode movimentar-se para frente ou para trás, para qualquer casa vaga ao longo da parte obstruída da diagonal. A obstrução se dá pela presença de duas ou mais peças inimigas em casas contíguas ou de uma peça do próprio jogador.

Art. 8º – Se houver peça inimiga nas diagonais da DAMA, esta irá capturá-la passando a ocupar qualquer casa posterior desimpedida ao longo da parte não obstruída da diagonal. A DAMA também captura “em cadeia”, descrevendo retas e ângulos retos, mais ou menos amplos, dependendo das peças inimigas que possam ser tomadas.

Art. 9º – A captura é obrigatória, quando solicitada, não havendo o popularmente chamado “sopro”.

§ 1º – Se o jogador omitir a captura, o adversário (unicamente este e mais ninguém) poderá exigir-lhe que volte o lance irregular e faça a tomada.

§ 2º – Ao jogador obrigado a emitir a captura caberá o direito de escolher a peça a ser capturada quando houver mais de uma opção (Salvo Lei da Maioria).

§ 3º – Apresentando-se mais de 01 (um) modo de captura, o jogador será obrigado a tomar o maior número de peças pela “Lei da Maioria”.

§ 4º – Peça simples e DAMA têm o mesmo valor para tomarem ou serem tomadas.

§ 5º – Se o jogador omitir a tomada pela “Lei da Maioria”, o adversário (unicamente este e mais ninguém, inclusive o árbitro) poderá exigir-lhe que volte o lance irregular e faça a tomada de conformidade com a regra.

Art. 10 – A peça capturada será imediatamente removida do tabuleiro.

Art. 11 – Em caso de tomada “em cadeia”, as peças capturadas somente serão retiradas do tabuleiro após o término da movimentação da peça tomadora.

Art. 12 – Quando as peças se encontrarem trancadas, não havendo jogada possível ao jogador ao qual cabe o lance,  e caso não tenha ocorrido captura, ganhará a partida o jogador que tenha executado o último lance legal.

Art. 13 -Os lances irregulares somente poderão ser voltados e substituídos por lances legais se o adversário (e somente este) o exigir, antes de fazer a própria jogada.

Art. 14 -A partida é empatada:

a) Quando não houver qualquer possibilidade de ganho para os parceiros;

b) Quando na luta de 03 (três) DAMAS contra uma, o lado mais forte não conseguir a vitória em 20 (vinte) lances comprovados;

c) Após uma seqüência comprovada de 20 (vinte) lances de cada lado sem que tenha havido captura ou promoção.

Art. 15 – Em caso de empate, o desempate será feito pelo Sistema Suíço de emparceiramento (individual):

a) Sonenborn-berger;

b) Buchholz;

c) Mbuchholz;

d) Escore Acumulado;

e) Escore Acumulado Corrigido;

f) Sorteio.

Art. 16 – O lance será considerado completo quando o jogador tirar a mão ou dedo da peça movimentada ou quando retirar do tabuleiro todas as peça inimigas tomadas.

Art. 17 – O jogador deverá observar rigorosamente a “Lei da peça tocada, peça jogada”. Se tocar em uma peça deverá jogá-la.

§ 1º – Se o jogador tocar em mais de uma peça, deverá jogar a escolhida pelo adversário.

§ 2º – Se nenhuma peça tocada puder ser jogada legalmente, não haverá penalidade imediata, porém, na reincidência, a Arbitragem aplicará a punição cabível que poderá ser a perda da partida.

Art. 18 – Iniciando o lance, o jogador deverá completá-lo sem demora.

§ Único: É vedado ao jogador impedir a perfeita visibilidade do tabuleiro, demorando a jogada e permanecendo com a mão prolongadamente sobre o tabuleiro, tocando peça ou não.

Art. 19 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Central.

DOMINÓ

Clique aqui para ver a lista de participantes.

Regulamento

Art. 1º - A modalidade será disputada em 03 (três) partidas;

Art. 2º - Será declarada vencedora a dupla que marcar dois pontos consecutivos

Art. 3º - O primeiro a comprar, no início de cada jogo, será aquele que pescar a peça de maior valor.

Art. 4º - Para o início dos jogos as pedras serão embaralhadas.

Art. 5º - O início do jogo será dado por quem tiver o double 6 (seis).

Parágrafo Único: Nas partidas seguintes, as pedras serão embaralhadas pelo jogador saidor das partidas findas. Cabe a saída da partida  ao jogador colocado à direita do que embaralhou as pedras. Este será o último a comprá-las.

Art. 6º - Os jogadores deverão colocar as pedras obrigatoriamente sobre a mesa, arrumá-las, e somente poderá tocar nas pedras quando for jogar. Exceto para rearrumar as pedras, quando necessário.

Art. 7º - A dupla que tiver atitudes como gestos ou sinais, caracterizando vantagem para si, será punida com a desclassificação.

Art. 8º - A dupla que cometer o “gato”, ou seja, mostrar a pedra ao adversário, será punida com a desclassificação, salvo na compra das pedras.

Art. 9º - Na soma dos pontos das parciais, não serão marcados os pontos da dupla que finalizou.

Art. 10 - A pedra double 0 (zero) tem valor 00 (zero).

Art. 11 - Se qualquer jogador vier a fechar o jogo, o ponto será computado para a dupla que somar o maior valor entre as pedras em seu poder.

Art. 12 - Verificando-se empate na contagem geral de pontos proveniente de um fecha, seja obrigatória ou não, perderá a dupla que fechou.

Art. 13 - Durante a disputa dos jogos os atletas deverão observar rigorosamente a disciplina, sendo proibido praticar atos que menosprezem o adversário, assim como também não poderão falar na mesa durante a disputa dos pontos.

Art. 14 - É proibido o consumo de bebidas alcoólicas e quaisquer tipos de fumo no local da realização dos jogos.

Art. 15 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Central.

FUTEBOL TOTÓ

Clique aqui para ver a lista de participantes.

Regulamento

Art. 1º – A competição será realizada em categoria feminina e masculina separadamente

Art. 2º – Cada jogo será disputado em uma melhor de 3 partidas de no máximo 5 minutos cada ou quem marcar 5 gols primeiro.

Art. 3º – Em caso de empate  ao término de 5 minutos, ganhará quem marcar o próximo gol.

Art. 4º – As partidas são finalizadas com “bola de ouro”, ou seja, se estiver 4 x 4, não irá a 6, termina quem fizer 5 gols primeiro.

Art. 5º – No dia  do evento,  o organizador poderá decidir em alterar o número de partidas de 3 para apenas 1 caso o número de participantes seja superior ao esperado, ou aumentar para 5 partidas caso haja tempo suficiente.

Art. 6º - Terá direito a saída com a bola ou escolha do lado da mesa quem ganhar na escolha do lado da moeda.

Art. 7º – O time que escolher sair com a bola, deverá colocá-la com a mão no meio de campo na barra de 5 jogadores.

Art. 8º – A bola deverá tocar 2 jogadores do mesmo time antes de ser passada a frente ou chutada a gol.

Art. 9º – Não é permitido colocar a bola e chutar imediatamente, a falta em obedecer a essa regra receberá uma advertência, na segunda vez, perda de posse de bola para o time oposto.

Art. 10 – Uma bola que pule e bata em qualquer parte que pertença a área interna da mesa, e não tenha intervenção de qualquer pessoa ou outro objeto que não pertença a mesa, será considerada bola em jogo.

Art. 11 – A bola que sair da mesa, deverá ser colocada de volta na defesa do time que tocou na bola pela última vez, e deverá ser controlada antes de ser chutada a ou passada a frente.

Art. 12 – Será declarada “bola parada” a bola que estiver totalmente estática e fora de alcance de qualquer jogador.

Art. 13 – Uma bola girando em seu próprio eixo, não é considerada “bola parada”.

Art. 14 – Não será permitido bater ou entortar a barra para “alcançar” uma bola parada ou em movimento.

Art. 15 – O desrespeito a essa regra será advertido na primeira vez e punido com perda de posse de bola para a defesa do time oposto.

Art. 16 – Uma bola que entre no gol será contada como 1 ponto, mesmo que a bola bata na lata e saia será considerado o ponto – Gol.

Art. 17 – Na dúvida se o gol foi válido ou não, caberá ao Juiz decidir.

Art. 18 – Uma bola que bata nas traves e saia sem fazer o som de batida na lata do fundo do gol, não será considerada como gol.

Art. 19 – Os jogadores do mesmo time terão o direto de trocar de posição (ataque e defesa) apenas entre um gol e outro não será permitido trocar posição com a bola no campo em movimento.

Art. 20 – Será permitido girar a barra para fazer uma jogada, desde que o giro seja controlado e não ultrapasse uma volta completa de 360º, caso o jogador perca o controle e a barra gire mais do que o permitido e resultar em gol, o mesmo será anulado.

Art. 21 – A falta em obedecer essa regra será punida com advertência na primeira vez, perda de posse de bola na segunda para a defesa do time oposto.

Art. 22 – Caberá ao Juiz decidir se um giro foi ilegal ou não.

Art. 23 – Não será permitido bater, levantar ou executar qualquer manobra na mesa que dificulte ou atrapalhe o domínio da bola enquanto o time oposto estiver com a posse da mesma.

Art. 24 – Uma batida não intencional que não prejudique o time oposto, não será penalizada, mas receberá uma advertência do Juiz.

Art. 25 – A reincidência de batidas ao mesmo time, será considerada falta e deverá sofrer a penalidade de perda de posse de bola para a defesa oposta.

Art. 26 – Caberá ao Juiz decidir se a batida foi ou não intencional.

Art. 27 - Durante a partida não será permitido de qualquer forma que o jogador coloque a mão dentro da área de jogo por qualquer motivo que seja. Para limpar um detrito que porventura esteja no campo, deve-se parar a bola e avisar ao Juiz.

Art. 28 – Não é permitido que seja feita qualquer alteração na mesa, nos bonecos ou no campo.

Art. 29 – Nas manoplas será permitido utilizar grips, ou qualquer outro material que melhore a empunhadura do jogador, desde que não prejudique o uso futuro.

Art. 30 – Não será permitido o uso de linguagem imprópria como palavrões, ou qualquer tipo de ofensa a outros jogadores ou participantes no geral, o desrespeito a essa regra será considerado falta e sofrerá uma advertência, a reincidência poderá ser considerada falta grave a gravíssima com punição de possibilidade de desclassificação do Campeonato.

Art. 31 – Não é permitido que os parceiros conversem entre si ou com pessoas de fora durante as partidas, para isso deve-se pedir tempo conforme a regra 14.

Art. 32 – É permitido que jogadores tenham códigos para se comunicar entre si desde que não atrapalhem ou distraiam os adversários.

Art. 33 – Não será permitido utilizar qualquer meio a fim de distrair o time adversário, fica a critério de o Juiz interpretar o tipo de distração, e intervir com uma advertência, no caso de reincidência será penalizado com perda de posse de bola para a defesa do time oposto.

Art. 34 - Cada time tem o direto de fazer um pedido de tempo por partida a qualquer momento, desde que esteja com a posse de bola, e a bola parada, esse tempo terá o limite de 30 segundos.

Art. 35 – O desrespeito ao limite de tempo será considerada falta leve e resultará em perda de posse de bola para a defesa do time oposto.

Art. 36 – Classificação das punições:

- Leve: catimbas, anti-jogo e comunicação entre os parceiros;

- Média: reincidência de mais de 3 faltas leves iguais pelo mesmo time;

- Grave: discussões e desacatos;

- Gravíssima: Confusão generalizada com interrupção do campeonato.

Art. 37 - Medidas punitivas:

- Falta Leve: Perda da posse de bola, reversão para a defesa oposta;

- Falta Média: Pênalti;

- Falta Grave: Perda da partida;

- Falta Gravíssima: Eliminação definitiva da competição.

Art. 38 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Central.

SINUCA

Clique aqui e veja a lista de participantes.

Regulamento

Art. 1º - O jogo será disputado pelo sistema par ou impar castigado;

Art. 2º - Os jogos serão disputados em melhor de 03 (três) partidas ou 02 (duas) partidas vencedoras;

Art. 3º - Somente será permitido empurrar a bola se a ponteira estiver colada;

Art. 4º - Todo o castigo será pago com a bola de menor número;

Art. 5º - Encaçapando a bola do adversário, o infrator pagará uma bola ao adversário.

Art. 6º -  As ocorrências caracterizadas como faltas naturais do jogo, por imperícia, incidentes ou desatenção não intencional às regras, originam a “falta técnica” simples ou “agravada”, e serão penalizadas conforme as Regras da Sinuca. Atitudes consideradas como indisciplinares, praticadas em eventos, durante a realização de jogo ou não, envolvendo ou não tacada ou movimento de jogo, serão enquadradas como “falta disciplinar” e/ou, “falta grave”, segundo sua gravidade, recebendo também as penalidades previstas nas regras.

Art. 7º - São consideradas como falta técnica:

- as faltas previstas como tal nas Regras da Sinuca;

- qualquer falta cometida em jogo, originada por imperícia, incidente ou desatenção não intencional às regras e desprovidas de dolo ou malícia.

Art. 8º - São consideradas como falta disciplinar:

- perturbar intencionalmente o adversário, árbitro, auxiliares, dirigentes, comissários ou assistentes, mesmo que com simples perguntas, se inadequadas e não pertinentes;

- dialogar com pessoas não envolvidas diretamente com o jogo, mesmo que para assuntos particulares, salvo quando autorizado previamente;

- deliberada e intencionalmente praticar jogada dolosa, buscando obter benefício ilícito e/ou tentar proporcionar dificuldades indevidas ao adversário;

- interromper ou retardar intencionalmente e sem motivo justo a própria tacada ou a do adversário, ou deixar o ambiente do seu jogo sem autorização do árbitro;

- usar tempo excessivo, acima da média considerada normal, na execução de sua tacada;

- comportar-se e/ou posicionar-se em torno da mesa, de maneira que perturbe ou atrapalhe intencionalmente a jogada do oponente;

- entre partidas e/ou após encerramento de jogo, manipular ou dar tacadas em bolas, por qualquer motivo.

Art. 9º -  São consideradas como falta grave:

- insistir em discordar indevidamente de atitude e/ou decisão do árbitro e/ou comissões pertinentes;

- praticar atos e comportamento que venham ferir a ética ou moral de entidades ou terceiros;

- agredir física ou oralmente qualquer pessoa ou entidade.

§ 1º – Na ocorrência de falta técnica e/ou disciplinar “provável”, de evidência não marcante, é facultado ao árbitro praticar uma advertência informal, sem aplicação de penalidades, se assim o julgar coerente e conveniente.

§ 2º – A ocorrência de seqüência de tacadas repetitivas, mantendo inalterada uma mesma situação de partida, após alerta do árbitro e continuidade da situação por mais três jogadas de cada atleta, deverá ser considerada como “impasse” e originar a nulidade da partida, que será reiniciada sem qualquer penalidade, independentemente da situação ou vantagem apresentada anteriormente.

Art. 10 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Central.

XADREZ

Clique aqui e veja a lista de participantes.

Regulamento

Art. 1º - A Competição de Xadrez será realizada na categoria Convencional (pensado) de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), adotadas pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), salvo o estabelecido neste Regulamento.

Art. 2º - A competição será disputada, pelo sistema SUÍÇO de emparceiramento em 05 (cinco) rodadas, nos naipes feminino e masculino.

Art. 3º - O tempo de jogo será de 61 (sessenta e um) minutos para cada jogador.

Art. 4º - Contagem dos pontos:

- Vitória: 1,0 (um) ponto;

- Empate: 0,5 (meio) ponto;

- Derrota: 0 (zero) ponto.

Art. 5º - Serão adotados, pela ordem, os seguintes critérios de desempate:

- Milésimos medianos;

- Milésimos totais;

- Somatório progressivo;

- Somatório progressivo corrigido;

- Sonneborn-Berger;

- Sorteio.

Art. 6º - Os jogadores deverão anotar em algébrico na planilha prescrita para a competição, os seus próprios lances e os lances do adversário de maneira legível.

Art. 7º - Permanece vigente a regra que determina “peça tocada é peça jogada”.

Art. 8º - O jogador deve acionar o relógio com a mesma mão que moveu a peça.

Art. 9º - É proibido acionar o relógio usando peça ou peão capturado;

Art. 10 - É proibido manter a mão sobre o pino do relógio, bater com força, segurar ou derrubá-lo.

Art. 11 - A seta é considerada caída quando o árbitro acusar ou for feita uma reclamação por parte de um dos jogadores envolvidos na partida.

Art. 12 - Se as duas setas estiverem caídas e for impossível determinar qual delas caiu anteriormente, considera-se que a partida terminou empatada.

Art. 13 - É expressamente proibido trazer celulares ou outros meios de comunicação no salão de jogos. Se o celular de um jogador tocar durante alguma partida, este jogador será declarado perdedor da partida.

Art. 14 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Central.

TÊNIS DE MESA

Clique aqui e veja a lista de participantes.

Regulamento

Art. 1º – A competição do Tênis de Mesa será realizada de acordo com as Regras da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) e a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), salvO o estabelecido neste Regulamento.

Art. 2º – As chaves serão definidas na Reunião Técnica.

Art. 3º – Todos os jogos serão disputados em melhor de 05 (cinco) sets de 11 (onze) pontos cada.

Art. 4º – Não será permitida a troca de raquete durante a realização de um jogo, exceto se esta sofrer danos irreparáveis, ocorridos unicamente por acidente, ao longo do jogo.

Art. 5º – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Central.

37 Respostas para “Jogos de salão

  1. Andre Ricardo Magalhães Machado

    Gostaria de saber porque meu nome não consta na relação do Tênis de Mesa, uma vez que minha inscrição com todos os documentos foi entregue no dia 14 / 08 / 09, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia, ficando pendente apenas o atestado, o qual foi entregue no último dia 14 / 09 / 09, na própria vice governadoria, 3º andar a Joana em mãos.

  2. Osvanda Machado Albuquerque

    Joana,

    Conforme solicitado estou pedindo para retificar, meu nome consta na relação de Biriba masculino.

    Grata

  3. Carlos Eduardo

    Olá! Pelo visto o jogo de sinuca será disputado no jogo de 15 (quinze) bolas. É isso mesmo? Outro questionamento é refente às datas e local a ser disputada tal modalidade.
    Desde já agradeço a atenção!

  4. Everaldo C Duarte Jr

    quero saber por q meu nome não esta na lista de jogadores de tenis de mesa fiz minha inscrição e meu nome não consta ,mistério !!!!

  5. FERNANDO

    GOSTARIA DE ALETAR OS PESSOAL QUE ESTÁ NA FRENTE DAS OLIMPIADAS QUE NO DIA 04 VAI SER AS PROVAS DO ENEM MUITAS PESOAS DE TODAS SECRETARIAS VAI FAZER A PROVA SE PODE HAVER UMA MUDANÇA NOS DIA DO JOGO PRA PRO DIA 11/09/2009 MUITO OBRIGADO

  6. jackson batalhão de guardas

    Gostaria que houvesse mudança nos jogos do dia 04-10-2009,por causa do enem, so no meu time 12 irão fazer, imagine as outras equipes. O enem é pela tarde.

  7. jackson batalhão de guardas

    No dia 04-10-2009 tera a prova do enem so no meu time tem 12 participantes que irão fazer acho que essa rodada deveria ser adiada.

  8. paulo g. moreira

    as regras de dominó precisam ser revistas urgente!
    quem ganha o ponto fechando o jogo é quem tem menos pontos na mão e não quem temais pontos isso é básico e tradicional no dominó…
    um abç do dominoseiro

  9. francimario

    gostaria de saber data e local dos jogos de salão, principalmente de biriba. desde já agradeço…

  10. Lívia

    Dúvidas sobre as normas da biriba:
    – quem não pegar o morto, mas tiver limpa pode bater?
    – o melé não pode ser de outro naipe pra arriar jogo: p.ex rei e dama de ouro e duque de paus pode?
    – a batida é cuspida ou presa?
    – para pegar o bagaço só arriando jogo com a primeira carta do bagaço? teríamos aqui o chamado buraco fechado?
    – se a primeira carta do bagaço for colada de um jogo já na mesa, o bagaço pode ser pego ou apenas justificando com outro jogo?
    – caso o monte acabe e ainda reste morto, este entra?
    – a primeira carta do monte é virada ou quem começa o jogo é que cava sem que os demais vejam?

  11. EDSON JOSE CARDOSO RODRIGUES

    GOSTARIA DE SABER DA MINHA INSCRIÇÃO, MEU NOME NÃO CONSTA NA LISTA DE TENIS DE MESA.

  12. JOSMAN PARENTE GUSMÃO

    Gostaria de saber por que o meu nome não consta na relação dos participantes do tênis de mesa, pois me escrevi em tempo hábil e também recebi a carteirinha pessoamente para a participar da competição.

    • MARIA LUIZA SANT'ANNA LUCAS

      Fiz minha inscrição no inicio e não foi considerada. Não entendi o porque.
      As categorias: biriba e tenis de mesa.
      Será que alguem pode informar algo a respeito.
      Minha secretaria é a SEMA.
      No aguardo,
      Maria Luiza
      ps. e-mail institucional: marialuiza.lucas@sema.ba.gov.br

    • JOSMAN PARENTE GUSMÃO

      1 – Perg. Gostaria de saber se serão respeitadas as idades dos nadadores, ou seja, se será feita o balizamento por categoria master, classe aberta (absoluto) etc…
      2 – Perg. Poderia no dia da competição de natação me inscrever no revezamento, tendo em vista que os competidores só poderá participar de duas provas individuais e uma em dupla, ou então mudar de prova do nado de craw 100 metros para o nado de peito 100 metros.

      grato!
      Grato!

  13. Ricardo Magalhães

    Gostaria de saber por que não realizar as partidas de tênis de mesa na AABB, em Piatã, uma vez que o clube será local para as partidas de sinuca. Existem 2 mesas e as partidas poderiam ser realizadas no ginásio que geralmente não se usa no final de semana, por favor, verifiquem esta possibilidade. Outro ponto é sortear os jogos antes do dia, assim iremos para os jogos em nosso horário, imagine chegar 8 e só jogar 11 ou à tarde. Desde já agradeço e aguardo resposta.

  14. Wagwil

    Gostaria de saber, porque é obrigado anotar as jogadas de cada jogador, no xadrez? Só por questão de conferência de jogadas?

    • José Pereira

      Não é só conferência.
      Primeiramente é lei do xadrez a anotação (salvo algumas exceções).
      Segundo, se vc não anotar, não poderá reclamar de um lance irregular depois. É documento!
      Sugiro que dê uma lida no regulamento internacional de xadrez em http://www.fbx.com.br/fidecalvia2004.htm
      no Art.8-A anotação dos lances

      Um abraço
      Pereira (3115-2152)

  15. José Pereira

    Continua sem resposta o porquê de se jogar três (3) partidas de xadrez em um mesmo dia, sendo que cada partida tem 2 horas de duração???

    Pereira

    • José Pereira

      XADREZ
      Ass:Anotação das partidas.

      Art. 1º – A Competição de Xadrez será realizada na categoria Convencional (pensado) de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), adotadas pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), salvo o estabelecido neste Regulamento. (site das olimpiadas)

      Gostaria de informar que a anotação das partidas NÃO É OPCIONAL, é uma obrigação, segundo regulamento. Quem não o fizer, poderá perder a partida por antecipação se solicitado pelo adversário que se sentir prejudicado.

      Um abraço,
      Pereira

  16. George

    Cadê a tabela dos jogos de tênis de mesa? O pessoal da Saúde ocupacional informa que já está no blog, mas não encontrei até agora. Por favor precisamos desta informação.

    George, está em “As tabelas – novas!”, clicando em Jogos de Salão. Veja se dá pra ir por aqui: link. Se não, vá até a página.

  17. José Pereira

    XADREZ
    Ass: Anotação das patidas

    Complementando o comentário anterior, queria acrescentar que não seria justo alguém apenas jogar enquanto o adversário tem que jogar + anotar!

    Um abraço

  18. João Antonio L. Rodrigues

    Gostaria de sugerir ou que se faça uma votação entre os candidatos sobre a polêmica entre o duração da partida e a não obrigatoriedade do registro dos lançes no certame. Sugiro que seja de 30 minutos a partida e o registro opcional.
    Devemos ser mais democrático para atender a vontade da maioria.
    Espero resposta e agradeço pela atenção atendimento

  19. João Antonio L. Rodrigues

    Estou sabendo que a maioria dos concorrentes inscrito no jogo de XADREZ, não estão satisfeitos com a duração da partida e nem da obrigatoriedade da anotação dos lançes. Sugiro mais uma vez que seja resolvido democraticamente através da vontade da maioria, ou seja, votação para 30 minutos e seja a anotação opicional.

    Um abraço.

  20. José Pereira

    REGULAMENTO DO XADREZ NA OLIMPÍADA
    Art. 1º – A Competição de Xadrez será realizada…de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), adotadas pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX)…

    REGRA OFICIAL DA FIDE:
    Art.8-A anotação dos lances – 8.1.Durante o andamento da partida a cada jogador é requerido anotar na planilha… em notação algébrica, os próprios lances e o do adversário…

    Acredito que mudar o tempo de cada jogo de 61′ para 30′ possa até ser possível, porém liberar a geral de anotar os lances em notação algébrica é impossível. O regulamento da competição e, pior, a regra oficial internacional de xadrez não podem ser
    pervertidas para rebaixar o nível da competição à conveniência da maioria.
    Tem sido uma prática, neste país, as pessoas não apenas desconhecerem as leis como também “acharem” que deveria se fazer desta ou de outra maneira, sempre em prol dos próprios direitos e menos dos deveres.
    Obrigado
    Pereira

  21. José Pereira

    XADREZ
    Complementando o meu comentário anterior:

    “Devemos ser mais democrático para atender a vontade da maioria.”João A.L.Rodrigues

    Imagine um grupo faminto querendo invadir sua casa para satisfazer suas necessidades legítimas. Uma postura “democrática” em atender a vontade da maioria, poderia trazer alguns “probleminhas”, em detrimento à lei que proteje e salvaguarda o direito de todos.
    Um abraço
    Pereira

  22. Pingback: Ajude a fazer a agenda esportiva de 2010 « Placar da olimpíada

  23. Reginaldo braga

    Gostaria de saber quando será a premiaçao do Tennis de Mesa.

    Grato

  24. Reginaldo braga

    Sobre a competiçao, foi bem disputada, exceto algumas irregularidades que ocorreram durante a competição, por exemplo: falta de padronização entre os atletas, troca de raquetes durante os jogos de alguns atletas, sem falar a disputa de outra modalidade que ocorreu no mesmo espaço que tirava a concentração de varios atletas.
    No demais voces estão de parabens.

  25. Ramon

    Olá,

    Há 1 mês atras eu liguei pra organização para indicar o meu parceiro no Totó e fui informado q esse acerto seria feito momentos antes da partida.

    Agora vendo as tabelas percebi q algumas duplas ja estao confirmadas e gostaria de saber se ainda poderei definir meu parceiro la, como me foi informado.

    Obrigado.

  26. Gianluca Mendes

    XADREZ

    Concordo com a sugestão: “votação para 30 minutos e anotação opicional.”

  27. José Pereira

    XADREZ

    Mais uma sugestão: pizza (ou cachorro-quente, opcional) e suco de frutas (ou coca-cola, opcional) durante a partida.
    Há, como cada partida vai demorar 2 h, ventilador individual, jogar sem camisa (opcional), intervalo de 15 em 15 min para uma caidinha na piscina (opcional)…

    Um abraço a todos e boa sorte aos preparados!

  28. João Rodrigues

    Gostaria de saber se a redução do tempo da partida de 1h para 30 min foi acatado, e quantas partidas cada participante tem que jogar durante o certame, haja visto que sacrificar o sábado e domingo é dose.

  29. José Pereira

    Concordando com o amigo João, achei uma falha da coord. não divulgar até então quantas partidas serão jogadas por dia e os horários.
    Minha mulher retou comigo. Disse:”Vc fai ficar sábado e domingo lunge de casa, sem saber se vem almoçar, se não vem, se agente pode ir a shopping no domingo, se não… vc não vai mais participar deste negócio, não, ora… onde já se viu”.
    Tive que concordar com ela.
    Precisei de muito argumento para convencer ela, minha filhota e Luck Delri (cão pastor) para me deixarem ir…
    Da próxima, por favor…

    Um abraço a todos

  30. neji

    CHUVA DA PESTE!!!!

    Já estava todo preparado aqui para jogar totó mas com essa chuva acredito q ninguem irá comparecer…

    Acompanharei o blog para maiores informaçoes acerca de adiamento dos jogos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s